sexta-feira, 3 de junho de 2011

Divulgação Cibelle Joyce / APAE

     APAE – JUAZEIRO DO NORTE
          A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Juazeiro do Norte (APAE-JN) é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, formada por pais, amigos e pessoas com deficiência intelectual que, unidos por objetivos comuns, buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária. Trabalhamos com determinação para eliminar os fatores que sustentam a exclusão das pessoas com deficiência, além de favorecer o seu desenvolvimento para uma vida com cidadania e dignidade.Fundada em 1971 por pais de Excepcionais, surgiu com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência Intelectual, de ambos os sexos, a partir de zero ano, em regime de semi-internato e à construção de uma sociedade justa e solidária.A entidade ao longo de sua história vem beneficiando pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, quase todas carentes, e um número expressivo, em situação de risco econômico e social.A entidade possui uma equipe multiprofissional, com cerca de 75 profissionais composta por psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, pedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, professores de educação física, psico-pedagoga, professores especializados e auxiliares, administrador, auxiliares administrativos, cozinheiros e serviços gerais. Para reabilitação destas pessoas são utilizados métodos e técnicas terapêuticas específicas, através de um conjunto de atividades individuais de estimulação cognitiva, sensorial e psicomotora, visando à reeducação das funções cognitivas e sensoriais dos mesmos. Para tanto, a APAE-JN conta com a colaboração dos governos municipal, estadual e federal e com o apoio da iniciativa privada.
SERVIÇOS
- SERVIÇO SOCIAL
ASSISTENTE SOCIAL - Rita de Fátima Vieira Monteiro
Uma das principais atribuições do assistente social é investigar as situações culturais, ambientais, sociais, pessoais e financeiras do aluno e de seus familiares, a fim de identificar problemas que possam interferir na qualidade de vida.
As intervenções realizadas pelo o assistente social são em sua maioria de caráter educativo e prático, buscando desenvolver um processo constante de assistência.
O atendimento do assistente social ocorre com maior freqüência com familiares de baixa renda. Grande parte dos alunos atendidos pela APAE provém de famílias que apresentam precárias condições de moradias, alimentação e vestuário, em virtude do desemprego e da renda familiar insuficiente para suprir todas as necessidades da família.
Além disso, o assistente social investiga os casos de negligência familiar e evasão, tomando as providências cabíveis, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e de acordo com a lei nº 7.853 que condiz aos Direitos da Pessoa com Deficiência.
-PISCOLOGIA
 PSICÓLOGA: ANA CLAUDIA LUNA GOMES
O Setor de Psicologia da APAE-JN destina-se a atender pessoas com deficiência intelectual e autismo, independente da idade, em sessões individuais semanalmente, assim como orientar familiares ou responsáveis acerca dos problemas apresentados e da importância da participação da família para a evolução do tratamento.
Realizamos palestras preventivas para comunidade, encaminhamentos, estudo de casos, avaliação psicológica e assistência dos professores que acompanham o deficiente intelectual ou autista em sala de aula.
Buscamos dessa forma contribuir com o crescimento pessoal, adaptação social e o bem estar da nossa clientela, ressaltando as potencialidades observadas e respeitando a individualidade de cada pessoa assistida.
-FONOAUDIOLOGIA
FONOAUDIÓLOGA - Patrícia Lima Neve
O Setor de Fonoaudiologia da APAE - JN, desenvolve um trabalho com princípios básicos voltados para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da fala e da linguagem, associados à audição, à visão, aos órgãos fonoarticulatórios e às funções neurovegetativas, correspondentes aos canais complementares.
Tem como objetivo, prevenir através de orientações familiares e estimulação precoce. As crianças participam de experiências motoras, sensoriais, sociais e educacionais capazes de promover seu desenvolvimento global.
O trabalho com essas crianças é realizado de forma lúdica, pois o brinquedo abre o caminho para a fala e, conseqüentemente faz a linguagem fluir.É preciso acreditar na capacidade da criança, investindo no seu desenvolvimento sem esperar grandes resultados e fazendo das pequenas conquistas grandes momentos.
-FISIOTERAPIA
FISIOTERAPEUTA - Ana Cleide da Silva Vitoriano
O trabalho da fisioterapia na APAE é feito através de técnicas e métodos adequados, que tem a finalidade de avaliar, reavaliar, conservar, reabilitar e estimular a capacidade física do aluno.
Os atendimentos são realizados em inúmeros alunos com atraso no desenvolvimento motor, seqüela de paralisia cerebral, miopatias, alterações posturais e respiratórias, síndromes, como a de Down e outras, associadas a déficit intelectual que necessitam de um atendimento específico de fisioterapia.O objetivo é estimular as aquisições motoras etapa por etapa, e também proporcionar o aluno uma melhora da amplitude dos movimentos articulares, aumentar a força muscular, modular tônus muscular e diminuir padrões patológicos e melhorar a coordenação e equilíbrio.
Enfim, proporcionar uma melhor condição de vida, através da independência ou semi dependência para as atividades de vida diária, da marcha com ou sem uso de órtese.
Realizamos orientações aos professores quanto a postura correta, cadeiras adaptadas, posições adequadas e alguns exercícios que possam auxiliar no tratamento fisioterapêutico.
Passamos também orientações aos pais quanto ao manuseio, maneira correta de carregar, trocar e corrigir a postura de seu filho.
É importante o apoio da família, pois será de grande valor para todo tratamento, a reabilitação bem sucedida pode ser longa e árdua, mas a independência e a qualidade de vida melhorada justificam o tempo e o esforço.
-TERAPIA OCUPACIONAL
TERAPEUTA OCUPACIONAL - Lenne Paula de Almeida Mota
A Terapia Ocupacional caracteriza-se por utilizar como instrumento de trabalho a atividade humana, no tratamento de disfunções físicas, psíquicas e sociais do individuo, visando o alcance de seu nível máximo de independência.
No setor de Terapia Ocupacional da APAE, a criança é submetida a uma avaliação para identificar o seu desempenho atual, potencialidades e dificuldades.
-ESTIMULÇAO PRECOCE
A estimulação precoce é a base fundamental para o desenvolvimento da criança. Por isso, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) oferece esse atendimento para crianças com idade entre zero e 3 anos que apresentem atraso no desenvolvimento neurológico e motor ou portadora deficiência intelectual. 
O trabalho é feito pela equipe multidisciplinar (psicóloga, assistente social, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e pedagoga).
Nesses atendimentos, pais e filhos aprendem juntos a superar os obstáculos que atrapalham o desenvolvimento da crianças.  Os pais aprendem como estimular a criança com profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, pedagogia e terapia ocupacional.
Para os recém-nascidos portadores de deficiência há uma série de exercícios especiais de detectam e estimulam a capacidade cognitiva. Se a criança não recebe esses estímulos até os três anos, pode ter atraso na fala, locomoção e capacidade cognitiva. Além disso, a convivência dessa criança com outras que não apresentam deficiências também é um estímulo. Por isso, a recomendação de que se procure uma escola inclusiva.
A conscientização e o incentivo por partes de todos (pais e comunidade) são indispensáveis para superar essas dificuldades. Quanto mais cedo à criança for estimulada, mas ativa ela se tornará. A criança, mesmo com deficiência, consegue atingir sua capacidade mais cedo.

ESCOLA ESPECIAL
O Instituto Psicopedagógico Eunice Damasceno – IPPED, escola especial mantida pela APAE de Juazeiro do Norte, funciona das 07h30min às 16h30min, oferecendo os cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ciclo), além de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Profissionalizante. A escola, que foi recredenciada através do parecer nº 0697/2007 do Conselho de Educação do Ceará, segue as diretrizes propostas pela LDB 9394/96, respeitando e valorizando as necessidades de cada aluno no seu processo de aprendizagem. As atividades curriculares são diversificadas procurando contemplar e valorizar a multiplicidade de inteligências do educando. Neste sentido, são oferecidas aulas de teatro, informática, esportes, dança música e artes visuais. A família tem sido partícipe neste processo, através de sua colaboração em eventos, reuniões e em outras oportunidades que visem à inclusão social.
ATIVIDADES RECREATIVAS
Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a APAE de Juazeiro do Norte realizou um dia de atividades recreativas para os alunos. Foram momentos de confraternização entre os meninos que fazem a associação.
Nada como um lugar super divertido, cheio de música e de crianças para brincar. Os meninos que fazem a APAE se reuniram para aproveitar momentos feitos especialmente para eles. Os brinquedos ficaram lotados de crianças.
O salão de músicas foi palco para a diversão dos dançarinos. Brincar, dançar, pular, para os meninos da APAE, isso não é apenas diversão e sim uma terapia de vida.
A exposição de artesanato também mostra que a arte está presente na vida de todos. As peças foram confeccionadas pelos próprios alunos. Mais uma terapia e mais uma forma de se expressar.
Para quem faz parte da APAE  cada momento como este é especial. As atividades que eles aprendem no dia a dia já representam uma grande conquista na vida destes meninos.

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